primeira

Menos carros, menos ruído, ar melhor

Se pudermos deixar o carro em casa, contribuímos para um menor ruído e para um ar mais limpo.

Lisboa e Porto são das cidades da Europa com ar mais poluído, principalmente no que respeita às elevadas concentrações de partículas no ar. Os níveis de ruído são também elevados. O trânsito intenso é a principal causa desta situação.

A utilização do automóvel não é tão inevitável como nos parece. Aliás, seria bom começarmos por fazermos as contas, desde a compra do automóvel, às despesas com o combustível, portagens, revisões e seguros. Ficaremos certamente surpreendidos quanto nos sai da carteira por usarmos o automóvel.

A qualidade dos transportes públicos tem vindo a melhorar e a sua utilização está cada vez mais facilitada nas grandes cidades.

É muito mais difícil para quem começa a usar o carro, voltar a usar o autocarro, o eléctrico, o comboio ou o barco. Mas vale a pena tentar.

Compre uns bilhetes pré-comprados e planifique a sua viagem. Pode também estudar percursos em que faça parte deles no seu carro e o resto de transporte público. Não deixa o carro mal estacionado ou poupa vários Euros por mantê-lo num parque durante o dia.

Melhorar o ambiente passa por um esforço de toda a gente.

Ecoponto

Todos os dias na TSF, um conselho para melhorar o ambiente e para poupar energia, gastando menos dinheiro.

Colaboração: Quercus, Associação Nacional para a Conservação do Ambiente

Redação