primeira

A sociedade civil

A sociedade civil tem sido um significante sem significado. O próprio Pinto Balsemão que há muitos anos inventou o slogan da sua libertação reconhece hoje que a sociedade civil portuguesa não se quer libertar.

Foi de facto ele, como primeiro ministro, que se lembrou da frase para irritar o então general Eanes, que era um militar eleito pelos civis para Presidente da República.

Passados estes anos, o governo recupera a ideia propondo que o canal 2 da RTP seja entregue à sociedade civil, mas talvez fosse mais certeiro se o ministro Morais Sarmento lhe tivesse chamado Sociedade Civil SGPS

Não com o significado de Sociedade Gestora dos Portugueses Suaves, a tradicional SGPS do País de Brandos, mas como Simples Garantia de que Portugal Sabe finalmente o que é a moderna Sociedade civil. Que se traduz na

sociedade da Informação em que vamos viver no futuro e que Diogo Vasconcelos está a tentar concretizar com a ideia do governo electrónico.

Casar a sociedade civil com a Sociedade da Informação é, sem dúvida, a melhor forma de libertar o Estado da sua burocracia, transformando assim um velho slogan numa verdadeira revolução.

Palavras Cruzadas

Crónica diária, de segunda a sexta, às 10h30m

Redação