Um grupo de cientistas, entre eles um prémio Nobel, decidiu desafiar o actual sistema de publicação científica e, dessa forma, o monopólio das revistas especializadas.
A Biblioteca Pública das Ciências - com a sigla inglesa Plos, foi criada para publicar na internet os resultados de investigações em diferentes domínios da ciência e colocá-los à disposição de especialistas e até de simples curiosos.
A ideia é avançar ainda mais. Duas novas revistas, a PLoS Biologia e a PLoS Medicina, cujos primeiros números se devem publicar na segunda metade de 2003, estão a caminho.
Este projecto da Biblioteca Pública das Ciências online conta já com um apoio de 9 milhões de Euros. A Plos está constituída como organização sem fins lucrativos e recebeu já a adesão de mais de 30.000 investigadores, que se espalham por 182 países e onde se incluem largas dezenas de investigadores portugueses.
Mas o que aconteceu para que tantos cientistas se entusiasmassem com o projecto ? Simplesmente isto : muitas das revistas especializadas online, exigem uma subscrição para se ter acesso aos dados provenientes da investigação científica. Para se conseguir o texto completo dos artigos disponíveis é também necessário passar pela caixa.
Ora as críticas dos cientistas centram-se aqui. Para eles, estas publicações têm o controlo absoluto sobre os seus trabalhos e as restrições fazem com que seja limitado o conhecimento sobre o que se está a passar nos laboratórios de todo o mundo.
Os entusiastas da Public Library of Science consideram que ter disponível na Web, de forma imediata e gratuita, os resultados das investigações, só vai ajudar o alargamento do conhecimento científico. Acreditam assim que, desta forma, se estimulará a investigação e o desenvolvimento de novas ideias.
Mais uns quantos pontos a favor da internet.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m