Sociedade

Fátima: Marcelo não está nervoso e fala em dia "muito importante" para Portugal

João Sena Goulão/Lusa

O Presidente da República será a primeira personalidade a encontrar-se com o Papa.

"Não estou nervoso. Já fui recebido pelo papa. É uma pessoa que pacifica, acalma, aquieta, não enerva", disse Marcelo Rebelo de Sousa à chegada à Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, junto ao recinto principal do Santuário de Fátima, onde afirmou que este é um acontecimento e um dia "muito importante" para o país.

Questionado pelos jornalistas sobre se sente proximidade com o Papa Francisco, o presidente da República disse sentir uma especial "proximidade", lembrando que Francisco "sente muitos dos problemas " de regiões como África ou América Latina, onde não faltam comunidades portuguesas, defendendo, por isso, que essa é uma forma de o Papa estar também próximo de Portugal.

O chefe de Estado será a primeira personalidade a encontrar-se com o Papa, numa conversa que, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, terá " uma dose de inesperado e de improviso". Já sobre a mensagem que Francisco trará a Fátima e a Portugal, Marcelo confia que será de paz.

"É a paz: paz no mundo, paz em todos os continentes, paz no relacionamento entre as potências, paz nas zonas onde há conflitos que se multiplicam, paz no acolhimento em relação a migrantes e refugiados", disse, acrescentando que " traz consigo uma projeção para além do povo católico, uma projeção universal, num momento difícil da humanidade, com o apelo à paz e o apelo à fraternidade".

Questionado sobre questões de segurança durante a visita do Papa Francisco, o chefe de Estado foi claro: "Portugal é um país muito seguro. Não há problema nenhum de segurança", afirmou.

Durante a manhã, o presidente da República esteve com peregrinos, encontrou-se com bispos e recebeu um grupo de militares ciclistas que pedalaram cerca de 3 mil quilómetros desde Roma, a quem o presidente da República prometeu estar presente, em maio do próximo ano, na partida da peregrinação internacional até Lourdes.

Notícia atualizada às 12h48

João Alexandre