Ambiente

Carregal do Sal e Santa Comba Dão pedem ajuda para resolver problema da poluição

Direitos Reservados

As Câmaras de Carregal do Sal e Santa Comba Dão dizem que é preciso dinheiro para por as estações de tratamento de águas residuais a funcionar.

As Câmaras de Carregal do Sal e Santa Comba Dão pedem ajuda ao governo para resolver a poluição verificada nos dois concelhos.

Segunda-feira, o presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente pediu um programa de emergência ambiental para os dois concelhos. Pedro Soares considerou que os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão encontram-se em "situação muito grave" em termos ambientais que coloca em causa a saúde pública.

Ouvido pela TSF, o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, garante no entanto, que a saúde pública não está em risco, mas diz que são precisos sete milhões de euros para construir seis novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR). Por isso, pede ajuda ao governo.

O mesmo pedido de ajuda financeira é feito pelo autarca de Santa Comba Dão. Leonel Gouveia explica que o município não dispõe de condições financeiras que permitam por as ETARs a funcionar.

Contactado pela TSF, o Ministério do Ambiente não faz para já comentários.