Maioria vai ver salário bruto crescer 250 euros. Associação sindical diz que aumentos chegam com atraso de uma década.
Quinhentos polícias têm partir desta sexta-feira, 19 de maio, um aumento de salário que para a maioria ronda os 250 euros brutos por mês. Em causa estão promoções que os sindicados dizem que estão atrasadas há uma década.
As promoções de 500 polícias foram publicadas ontem, quinta-feira, e o despacho afirma que têm efeitos remuneratórios no dia seguinte.
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) recorda, contudo, que o concurso agora fechado já devia estar pronto desde dezembro e que estamos a falar de polícias que aguardam há uma década pela possibilidade de evoluírem profissionalmente.
Paulo Rodrigues sublinha que, apesar de parecer muito, o aumento de 250 euros vai ajudar a melhorar um salário "magro" de 900 a 1000 euros, de agentes há mais de uma década desmotivados pela estagnação na carreira.
O dirigente da associação sindical defende que estas 500 promoções são apenas o início daquilo que os polícias pedem, pois há milhares à espera de poderem progredir na carreira.
A ASPP diz que por lei, ao fim de quatro anos, os agentes deveriam avançar na carreira para agente principal, mas como são pouco comuns os concursos há muitos estagnados há décadas, pelo que o objetivo é que o governo acelere e volte a realizar a um ritmo normal este tipo de concursos.