Sociedade

Isabel Jonet: Instituições "ainda não receberam qualquer ajuda pública este ano"

João Manuel Ribeiro/Global Imagens

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome diz que o novo modelo de apoio vai deixar de fora muitas pessoas carenciadas.

As instituições de solidariedade social continuam sem receber apoio do Estado. O alerta parte de Isabel Jonet, que disse na Manhã TSF que as instituições desde o ano passado que não recebem a ajuda do fundo europeu de apoio às pessoas carenciadas, o que torna mais difícil fazer chegar comida às pessoas com mais carências alimentares.

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, alerta que a situação ainda não foi resolvida e o novo modelo, que deve entrar em vigor em julho, vai deixar muitas pessoas sem apoio.

No fim de semana, o Banco Alimentar recolheu mais de 1800 toneladas de donativos, um pouco menos do que na mesma campanha do ano passado. Isabel Jonet admite que sentiu falta de voluntários a partir de domingo à tarde, muito por culpa do futebol.

Mesmo assim, 40 mil voluntários participaram durante todo o fim de semana, na campanha de recolha, que prossegue online e com a ajuda de vales até de junho.

Cristina Lai Men