Portugal é o país da Europa com mais casos de Sida por milhão de habitantes e as comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a Sida assumem maior relevo no Parque das Nações, em Lisboa, com um concerto.
Grande parte das comemorações desta data são da responsabilidade da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), que promove, de forma descentralizada, outras acções em todo o País, através das suas Comissões Distritais e Regionais.
As várias actividades previstas para o Parque das Nações começaram às 11:00, com animação de rua e malabarismo, aberto à participação do público, tentando alertar para a necessidade de combate aos comportamentos sexuais de risco e para a necessidade do uso do preservativo.
No âmbito das comemorações, sob o lema «Eu e tu...duas boas razões para usar preservativo», ao fim da manhã e durante a tarde, no exterior do Pavilhão de Portugal, estarão abertos vários espaços de informação pública da responsabilidade de organismos governamentais e não governamentais que participam na luta contra a Sida.
A ministra da saúde, Manuela Arcanjo, estará no local esta tarde, acompanhada do coordenador da CNLCS, Fernando Ventura.
Na Praça Sony haverá um concerto com início às 19:00, com a participação dos Delfins, Santos e Pecadores, Ritual Tejo, Ala dos Namorados, Jorge Palma e Flood.
As comemorações terminarão com fogo de artifício, que formará um laço encarnado, simbolizando a solidariedade para com os infectados pelo HIV.
Os números da Sida
O presidente da CNLCS admite que o número de infecções por HIV em Portugal pode ser superior aos dados oficiais, mas rejeita a obrigatoriedade do rastreio, mesmo para grupos específicos.
Um relatório da CNLCS, divulgado no início de Novembro, apontava para 15191 casos de infecção por HIV notificados e diagnosticados, entre 1985 e 30 de Setembro de 2000 em Portugal, dos quais 7.455 correspondiam a indivíduos nos quais a doença já se manifestava.
Mas de acordo com a ONUSIDA, organismo das Nações Unidas que monitoriza a incidência da sida a nível mundial, o número de portugueses infectados pelo HIV, incluindo tanto os doentes com sintomas de sida como os seropositivos, situa-se entre os 29 mil e os 43 mil.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes a 1999, indicam que Portugal é o país da União Europeia com mais casos de Sida por milhão de habitantes (88,3).