A Rússia denunciou a existência de bovinos infectados com BSE na Polónia, pelo que iria fechar as fronteiras à carne de vaca deste país. As autoridades polacas desmentem e garantem cumprir à risca as medidas de precução.
A Alta Autoridade Veterinária na Polónia desmente que tenham sido encontrados em território polaco casos da doença das «vacas loucas».
O veterinário-geral da Polónia, Andrzej Komorowski, reagiu sexta-feira à noticia de uma das agências de informação russas segundo a qual numa das explorações pecuárias polacas foram encontrados animais doentes com BSE.
Segundo Komorowski, a notícia é inteiramente falsa e prejudica a Polónia, que «é o primeiro país europeu a aplicar medidas drásticas de redução do comércio de carne bovina e derivados através do encerramento de fronteiras».
Andrzej Komorowski sublinhou também a surpresa que na Polónia causaram as declarações do veterinário-geral russo, Giennadij Oniszczenko, segundo o qual a Rússia pode vir a decidir fechar as fronteiras à carne bovina polaca devido aos casos de doença detectados na Polónia.
O Ministério da Agricultura russo assegura que inspectores veterinários russos estão actualmente nos países da União Europeia para garantir que a carne bovina exportada para a Rússia não seja portadora da doença das «vacas loucas».