vida

Universidade criticada por aceitar patrocínio de tabaqueira

A Universidade de Nottingham foi criticada por organizações ligadas à luta e investigação contra o cancro depois de ter decidido aceitar um patrocínio de cerca de 1,3 milhões de contos de uma tabaqueira britânica.

A Universidade de Nottingham está a ser fortemente criticada por organizações ligadas à luta e investigação contra o cancro depois de ter decidido aceitar um patrocínio de 4 milhões de libras (cerca de 1,3 milhões de contos) de uma tabaqueira britânica.

Apesar da Universidade de Nottingham ter anunciado que iria utilizar o dinheiro para a criação do primeiro Centro Internacional de Responsabilidade Social na Grã-Bretanha, que estudará as responsabilidades sociais e ambientais das multinacionais, os apoiantes das campanhas anti-tabágicas vieram logo a público afirmar que a Universidade se tinha vendido ao aceitar este patrocínio.

Karl Brooks da Action on Smoking and Health (ASH) disse que a ironia do dinheiro do tabaco ir para um centro que estuda a ética das empresas é «desconcertante».

O Vice-Chanceler da Universidade contrapôs afirmando que a tabaqueira tem um «compromisso genuíno... de apoio à educação superior e ao desenvolvimento dos princípios básicos da gestão».

A British American Tobacco, a tabaqueira por detrás do patrocínio está a ser investigada pelo Departamento de Comércio e Indústria britânico no seu alegado envolvimento no apoio e cumplicidade em contrabando de tabaco.

Redação