vida

Circulação restabelecida nas pontes sobre o Tejo

A circulação nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama já está a ser feita sem qualquer restrição, uma vez que as condições atmosféricas melhoraram. Pelo mesmo motivo, a Transtejo retomou as ligações fluviais entre o Seixal e Montijo com Lisboa.

A circulação nas duas pontes sobre o rio Tejo em Lisboa - 25 de Abril e Vasco da Gama - está normalizada, não existindo a partir das 10:30 qualquer restrição à circulação de veículos, disse à Lusa fonte da Gestiponte.

As restrições à circulação de motociclos e veículos pesados de caixa aberta, com cobertura de lona, tinham sido impostas por razões de segurança cerca das 7:00 de hoje.

O levantamento das limitações deve-se, segundo a mesma fonte, à melhoria das condições meteorológicas, não se prevendo a reposição de restrições à circulação de veículos nas duas pontes.

Várias estradas foram encerradas ou condicionadas ao trânsito, principalmente na área da Grande Lisboa, tendo muitas situações já sido normalizadas. O IP-5, entre Guarda e Celorico, esteve encerrado várias horas devido à queda de pedras sobre a via. A circulação já foi restabelecida.

Prevêem-se novos períodos de chuva e vento durante a manhã e tarde de hoje, pois uma parte da superfície frontal que causou esta vaga de mau tempo em Portugal, vai atravessar o país no sentido norte-sul, de manhã no Minho, a meio da manhã afectará Lisboa e ao começo da tarde atingirá o Algarve.

Transtejo retoma ligações fluviais

As carreiras fluviais entre o Seixal e Montijo com Lisboa já foram retomadas, disse à Lusa um porta-voz da Transtejo.

As ligações tinham sido interrompidas pela Transtejo devido ao vento forte e vagas altas, durante a madrugada e parte da manhã de hoje.

«Às 6:00 saíram dois catamarans, um do Seixal e outro do Montijo, mas quando chegaram a Lisboa os respectivos mestres informaram não haver ainda condições e as carreiras foram suspensas», informou a empresa.

A Transtejo interrompeu as carreiras fluviais entre a Trafaria e Belém às 7:30, devido à intensidade do vento e vagas alterosas no rio.

O último «ferry» saiu da Trafaria para Belém às 7:00 horas, e às 7:30 saiu o último barco de Belém para a margem sul, «mas já com algumas restrições», referiu fonte da Transtejo.

Redação