vida

Número de pobres aumentou

Um relatório divulgado hoje pelo diário «The Times» revela que o número de pessoas consideradas muito pobres no Reino Unido aumentou em meio milhão. Números registados desde 1997, ano da chegada ao poder do Partido Trabalhista.

Segundo um estudo independente que o «The Times» publica hoje extractos, o número de pobres no Reino Unido aumentou desde 1997 e desde a chegada dos trabalhistas ao poder.

Este relatório, realizado pela Fundação Josep Rowntree, revela que há mais meio milhão de pessoas consideradas muito pobres no Reino Unido e que 8,75 milhões de pessoas vivem em lares e dispõem de menos de 40 por cento do rendimento médio.

Este estudo mostra ainda que o número de pessoas abaixo do nível mínimo de pobreza também aumentou para 14,25 milhões, mais um milhão que nos anos 90 e mais do dobro que nos anos 80.

O caso dos reformados também piorou, já que cerca de um milhão só recebe as pensões do Estado, sem ter qualquer outro rendimento.

O mesmo relatório sublinha ainda o aumento do número de crianças retidas em instituições para jovens delinquentes, que chegou às 4 mil crianças entre os 10 e os 16 anos, detidas durante algum período de tempo em 1999.

No entanto, os níveis de educação aumentaram em grande escala, com menos um quarto de insucessos para os alunos de 11 anos entre 1996 e 1999.

A Fundação utiliza 50 índices de pobreza para fazer os relatórios, nomeadamente, as taxas de desemprego, de suicídios ou exclusão escolar.

Redação