vida

José Alberto Marques substitui Jorge Catarino

José Alberto Marques é o novo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, substituindo neste cargo Jorge Catarino, que se demitiu a 5 de Dezembro devido a declarações polémicas.

José Alberto Marques, actual director do Hospital de Guimarães, é o novo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, substituindo neste cargo Jorge Catarino, que se demitiu a 5 de Dezembro devido a declarações polémicas.

O convite a José Alberto Marques foi-lhe dirigido pelo ministério da Saúde no final da semana passada, tendo sido aceite pelo clínico um dia depois de formulado, disse à Lusa fonte oficial.

José Alberto Marques assume funções no início de Janeiro mas começará de imediato a acompanhar o trabalho da ARS.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1978, e especialista em Medicina Familiar, José Alberto Marques ocupa o cargo de director do Hospital de Guimarães desde Setembro de 1999.

A sua nomeação para presidir à ARS Norte surge sete dias depois de o ministério da Saúde ter aceite o pedido de demissão do cargo de Jorge Catarino.

O ex-presidente da ARS Norte apresentou a sua demissão após a polémica provocada por declarações suas relativamente aos critérios de contratação de funcionários, nas quais sustentou que, entre dois candidatos para uma vaga, com perfil idêntico, a sua escolha recairia no socialista.

A «sinceridade» de Jorge Catarino foi mal recebida pelo presidente da distrital do PSD/Porto, Luís Filipe Menezes, que exigiu à ministra da Saúde a «imediata exoneração» do ex-presidente da ARS.

No dia em que aceitou o pedido de demissão do responsável, Manuela Arcanjo garantiu que «a nomeação para cargos de direcção ou para o preenchimento de qualquer vaga continuará a ser feita tendo estritamente em conta a adequação do perfil e competência técnica e profissional dos candidatos».

Redação