Os maquinistas da CP cumpriram até às 6:00 o terceiro período de paralização, numa greve que se prolonga atá às 24:00 da próxima sexta-feira. De Norte a Sul do país os comboios já circulam.
O primeiro comboio a circular hoje na região de Lisboa partiu do Cais do Sodré às 6:00, com destino a Cascais, colocando fim ao segundo período de greve dos maquinistas da CP, que se prolonga até sexta-feira.
Ainda na Linha de Cascais, o comboio Oeiras-Cais do Sodré partiu às 6:15 e três minutos depois foi estabelecida a ligação Cascais-Cais do Sodré.
Na Linha de Sintra, o comboio Entrecampos-Cacém iniciou a sua marcha às 6:11, com três minutos de atraso, enquanto as ligações regulares Sintra-Rossio e vice-versa foram estabelecidas às 6:22.
Quanto ao ramal de Alcântara com ligação à Linha de Cintura e à Linha da Azambuja, o primeiro comboio partiu de Alcântara às 6:13, com destino a Vila Franca de Xira.
A circulação na Linha da Azambuja iniciou-se também sem problemas: a primeira composição partiu da Azambuja (com destino a Santa Apolónia) e de Santa Apolónia (com destino à Azambuja) às 6:28.
Na Linha do Oeste, no sentido Caldas-Figueira da Foz, o primeiro comboio partiu com 15 minutos de atraso, às 6:10, enquanto na Linha do Leste, as composições circulam à tabela.
Norte sem problemas
Quanto à região norte do país, na Linha do Minho, a composição Porto (S.Bento)-Braga iniciou a sua marcha às 6:02, enquanto a ligação para Aveiro (Linha do Norte) foi restabelecida às 06:15.
Na Linha da Póvoa, a circulação nos dois sentidos, entre a estação de Trindade (Porto) e a Póvoa do Varzim, iniciou-se às 6:10.
Na Linha suburbana de Coimbra, a partida da composição que faz a viagem Coimbra-Figueira da Foz deu-se às 6:19.
Na Linha do Algarve, a greve já terminou, mas a primeira composição (Faro-Lagos) partiu com 20 minutos de atraso, pelas 6:25.
Regionais nos carris
De acordo com o porta-voz da CP, os comboios regionais também já iniciaram a sua marcha: às 6:14, partiu o comboio Coimbra-Porto, às 6:22, o Santa Apolónia-Tomar e às 6:48, o Tomar-Santa Apolónia.
Os trabalhadores afectos ao Sindicatos dos Maquinistas paralisaram pelo segundo dia consecutivo esta semana, numa greve que terminará apenas às 24:00 de sexta-feira e que abrange comboios suburbanos e de longo curso.
Apesar da greve dos suburbanos terminar todos os dias às 6:00, a normalização da circulação ferroviária só tem sido conseguida uma ou duas horas depois do final da paralisação.