O governo quer conter as áreas urbanizáveis nos municípios portugueses e por isso José Sócrates propõe-se a dar orientações com o objectivo de diminuir a área onde é possível construir habitações.
A ordem é restringir a construção. O Ministro do Ambiente afirma que vai dar orientações claras para rever os Plano Directore Municipal (PDM) e reduzir as áreas urbanizáveis.
Segundo o ministro, as PDM de primeira geração «conduziram ao alargamento de áreas urbanizáveis que os estudos revelam ser exageradas, dando para viver cerca de 30 milhões de pessoas». O ministro acrescentou que «as condições estão reunidas para dar uma orientação genérica para a revisão dos PDM no sentido de conter o que é indesejável».
Quanto à questão da revisão dos PDM, o ministro ainda não tem resposta, mas na agenda de José Sócrates ainda estão demolições nas ilhas Barreira da Ria Formosa. O Plano de Reordenamento da Orla Costeira do Sotavento algarvio vai ficar aprovado no primeiro trimestre do próximo ano e a partir daí... as casas vão abaixo.
Numa primeira abordagem José Sócrates assistiu hoje na praia da Manta
Rota, Vila Real de Santo António, ao início dos trabalhos de demolição de um apoio de praia, «Restaurante O Estábulo», uma estrutura com cerca de 1.500 metros quadrados, que há cerca de 20 anos foi construída numa duna e que não teria enquadramento técnico no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura/Vila Real de Santo António.