As fronteiras polacas estão desde as 00:00 de hoje fechadas a transportes de farinha de ossos provenientes da UE com receio da BSE. Uma medida que segundo a Alta Autoridade Veterinária polaca não afasta o perigo de uma epidemia.
As fronteiras polacas estão desde as 00:00 de hoje fechadas a transportes de farinha de ossos provenientes da União Europeia com receio da doença das «vacas loucas».
A proibição decretada pelo Governo quinta-feira diz igualmente respeito aos transportes de farinha de ossos que se dirijam a outros países através do território polaco.
A Alta Autoridade Veterinária polaca, que anunciou esta medida, explicou que encerrar as fronteiras unicamente à farinha de ossos importada pela Polónia não afastaria o perigo de uma epidemia.
Desde o dia 29 de Novembro que é proibida na Polónia a importação de gado bovino, carne bovina e seus derivados, tripas e farinha à base de ossos e carne de dez países da UE, incluindo Portugal.
Os outros são a Grã-Bretanha, a Irlanda, a Suiça, a Franca, a Espanha, a Bélgica, a Holanda, a Alemanha e a Dinamarca.
Desde o dia 10 de Dezembro passou a ser proibido também importar para a Polónia farinhas à base de carne ou ossos provenientes da Itália, Áustria, Grécia, Suécia e Finlândia.