vida

Comportas devem abrir hoje

As comportas da Barragem de Fagilde poderão ser abertas hoje, sete dias depois de os cabos de aço que as suportam terem rebentado e provocado uma situação de grande melindre devido ao enchimento da albufeira.

As comportas da Barragem de Fagilde poderão ser abertas hoje, sete dias depois de os cabos de aço que as suportam terem rebentado e provocado uma situação de grande melindre com o enchimento da albufeira, segundo fonte da Protecção Civil de Viseu.

A situação gerou grandes preocupações junto dos serviços de protecção civil nacional com a possibilidade de extensão do temporal que assolou o país na passada semana por mais dias que aqueles que se verificaram.

O rebentamento dos cabos de suporte das comportas deixou como único meio de esvaziamento da Barragem de Fagilde os descarregadores de superfície, considerados pelos técnicos do Instituto da Água(INAG) insuficientes para a situação.

A água chegou mesmo a passar a barragem pelo topo por alguns momentos o que obrigou à colocação de milhares de sacos de areia, com a ajuda do exército, para tentar minimizar esse galgamento da estrutura.

Entretanto, a pluviosidade diminuiu de forma significativa e o melindre da situação esbateu-se.

Hoje, as comportas, através de um complexo sistema hidráulico que lhes foi acopulado juntamente com uma viga de 20 toneladas, poderão ser levantadas, segundo Ribeiro Gonçalves, delegado da Protecção Civil.

Redação