vida

Vulcão ameaça nova erupção

O Popocatépetl voltou a dar sinais de actividade ao lançar gases, cinzas e vapor a mais de quatro quilómetros de altitude. Os peritos acreditam que durante o dia vão ocorrer explosões mais fortes. Mantém-se o estado de alerta.

O vulcão mexicano Popocatépetl está mais activo. Ontem, lançou gases, cinza e vapor a uma altitude de mais de quatro quilómetros, pondo novamente em estado de alerta os peritos, que prevêem uma grande explosão nas próximas horas.

Segundo um especialista do Centro Nacional mexicano de Prevenção de Desastres (Cenapred), Carlos Valdés, o Popocatépetl está a libertar energia em pequenas quantidades, insuficientes para expulsar a grande quantidade de magma acumulada na cratera.

Por isso, os especialistas consideram que nas próximas horas poderão ocorrer explosões mais fortes.

O director do Cenapred, Roberto Quass, disse que até agora o vulcão só libertou 1,0 por cento dos 19 milhões de metros cúbicos de lava que tem no seu interior.

O Popocatépetl entrou em erupção em Dezembro de 1994 e reatou a sua actividade no passado fim-de-semana, lançando cinzas, rochas e material incandescente, forçando a evacuação de mais de 41 mil pessoas.

Apesar da relativa calma das últimas horas, o governo mexicano mantém o estado de alerta máximo na região do vulcão, situado no centro do México, a 64 quilómetros a sudeste da capital.

Redação