O novo presidente do Conselho da ARS do Norte, José Alberto Marques, inicia funções no dia 8 de Janeiro, substituindo Jorge Catarino. O anterior presidente foi demitido na sequência de uma declaração polémica sobre «jobs» e «boys».
O novo presidente do Conselho da Administração Regional de Saude (ARS) do Norte, José Alberto Marques, inicia funções no dia 08 de Janeiro, substituindo no cargo Jorge Catarino.
O anterior presidente da ARS/N foi demitido na sequência de uma declaração polémica sobre «jobs» e «boys» numa entrevista ao jornal «Portugal Diário», quando afirmou que, face a duas candidaturas de igual valor, optaria pela que se identificasse com o programa do seu partido, o PS.
Na sequência dessa afirmação e da «onda de choque» que se criou em seu redor, Jorge Catarino apresentou a sua demissão, aceite pela ministra da Saúde.
Recentemente, centenas de pessoas, incluindo médicos e membros do «aparelho» socialista, reuniram-se num jantar onde Catarino afirmou «não retirar uma vírgula» ao que disse e criticou «a hipocrisia de alguma classe política, que corresponde a um atestado de falta de inteligência ao povo português».
O novo presidente da ARS/N, nascido em 1953, é licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina do Porto, tendo o grau de consultor em medicina geral e familiar.
Já desempenhou diversos cargos ao nível de cuidados primários de saúde e também como vereador da Câmara Municipal de Guimarães e deputado à Assembleia da República.
Actualmente exercia o cargo de presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, onde será substituído pelo médico Estevão Lafuente.