Um encontro nacional de cerca de 300 associações de estudantes do ensino básico e secundário vai realizar-se hoje e amanhã, em Portimão. O objectivo é debater as revisões curriculares previstas para estes níveis de ensino.
Cerca de 300 associações de estudantes do ensino básico e secundário reúnem-se hoje e amanhã, em Portimão, para debater e analisar as revisões curriculares previstas para os dois níveis de ensino.
A iniciativa partiu da Confederação Nacional de Associações de Estudantes do ensino secundário e básico, que aponta como grande objectivo do evento o combate à desinformação.
Miguel Mendes, presidente da confederação, adiantou à Lusa que este é o primeiro grande debate com todos os parceiros educativos para o esclarecimento efectivo do que realmente está em causa na revisão curricular e na reorganização dos ensinos básico e secundário.
A sessão de abertura será presidida pelo ministro da Educação, que fará uma exposição sobre os princípios e as grandes ideias orientadoras das medidas, seguindo-se um debate durante o qual os estudantes terão oportunidade de colocar todas as suas questões.
Em discussão no encontro estará também uma das reivindicações dos alunos em acções de rua, a educação sexual, assim como as condições de trabalho e a qualidade do ensino e da Educação.
A confederação defende que deste evento deverão sair conclusões que possam constituir um contributo imprescindível para orientação da educação em Portugal.
O encerramento do encontro estará a cargo do Presidente da República.