vida

Governo garante carne nos talhos

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Luís Vieira, garantiu esta noite à TSF que os Matadouros vão fornecer carne em quantidade e qualidade á grande Lisboa.

O secretário de Estado desmente assim a Câmara Municipal de Coruche que esta tarde tinha avançado com a possibilidade da carne faltar nos talhos porque dois matadouros estiveram parados ao longo desta Quarta-feira.

Para Luís Vieira «não faz qualquer sentido que possa haver problemas de abastecimento do publico, nos talhos de Lisboa» mas o secretario de Estado do Desenvolvimento Rural reconhece a existência de problemas em alguns matadouros, mas «o problema está resolvido», garante o secretário de Estado.

Os matadouros estiveram parados porque a unidade de tratamento dos materiais de risco susceptíveis de transmitir BSE foi encerrada temporariamente por decisão do tribunal. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, a fábrica foi licenciada pela Câmara Municipal em 1992 e depois de ter passado, em 1998, por melhorias ambientais encontrava-se agora em condições de laboral. O investimento rondou os 700 mil contos mas agora o tribunal exige a pedido do município de Coruche um Estudo de Impacte Ambiental.

A ITS Marques é uma das três unidades no país a fazer o tratamento das matérias de risco específico (MRE), designadamente cabeças, vísceras, sangue, bandulhos e intestinos dos an