O estado do tempo em Portugal Continental deverá sofrer um agravamento no dia de hoje, com chuva e ventos fortes, em especial na região Norte, indicam previsões do Instituto de Meteorologia.
As previsões de agravamento das condições do tempo para hoje deve-se a um novo sistema frontal de forte actividade que vai atingir sobretudo a região Norte durante o fim da madrugada e o início da manhã.
«Podemos dizer que as regiões a norte, serão as mais afectadas. Ainda que não se esteja à espera que seja um temporal tão gravoso, como aquele que ocorreu de dia 6 para 7, nas regiões do sul e a 21 e 22», adiantou o meteorologista Carvalho da Silva à TSF.
Assim, para hoje o IM espera para a região Norte chuva intensa, vento forte, soprando com uma intensidade média entre 50 e 70 quilómetros/hora e rajadas de vento que poderão atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas.
Para a região Centro prevê-se céu nublado com abertas a partir da tarde, vento forte entre os 55 e os 70 quilómetros/hora e rajadas de vento que poderão atingir os 90 quilómetros/hora nas terras altas.
Na região Sul, o céu apresentar-se-á nublado mas com abertas, a partir da tarde, e as rajadas de vento poderão atingir os 60 quilómetros/hora, diminuindo de intensidade para a noite.
«É preciso ter em atenção que a persistência da chuva ao longo de todo este mês tem sido muita e como tal, os solos estão cheios de água», alertou Carvalho da Silva.
«A chuva que cai escorre pelas linhas de água e pode causar problemas de inundações esporádicas e cheias nalguns rios», sublinhou.
Por outro lado, «os espanhóis também vão ter chuva e portanto a situação pode-se agravar se eles decidirem abrir as comportas das barragens e escoarem a água para o nosso país», precisou o meteorologista.
De acordo com o IM, estas condições meteorológicas são características do Inverno mas a chuva que tem caído desde há um mês já ultrapassou os valores médios de precipitação para esta época do ano.
O cenário de mau tempo deverá prolongar-se até ao final do ano, segundo as previsões.
O mau tempo vai também reflectir-se no mar, onde na costa Ocidental se esperam ondas de quatro a seis metros e na costa Sul, de dois a quatro metros.