vida

Papa apela ao diálogo entre culturas

«A paz é o objectivo prioritário» das sociedades, e por isso, este ano, João Paulo II consagrou a sua mensagem do Dia Mundial da Paz ao diálogo entre culturas.

«Renovo hoje o meu apelo a todas as pessoas de boa vontade para seguirem com confiança e tenacidade a via do diálogo», afirmou hoje o Papa na missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano.

«Que todos se esforcem para promover uma autêntica cultura da solidariedade e da justiça», acrescentou João Paulo II, evidenciando uma relativa boa forma física.

«A paz é o objectivo prioritário de cada sociedade e das relações nacionais e internacionais», acrescentou, recordando que a sua tradicional mensagem no Dia Mundial da Paz é este ano consagrada ao diálogo entre culturas.

Para o Papa, a paz «é ainda mais necessária no actual contexto mundial, marcado pela mobilidade, a comunicação global e o encontro por vezes difícil entre culturas diferentes».

João Paulo II reiterou «com vigor a necessidade de defender a vida», alegando que «não se pode apelar para a paz e desprezar a vida».

A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, tornada pública em meados de Dezembro, condena também com firmeza o nacionalismo, o racismo e a xenofobia.

Na homilia de hoje, João Paulo II também se referiu ao fim do ano do Jubileu, que encerra oficialmente a 6 de Janeiro.

Este grande jubileu «ofereceu ocasiões extraordinárias aos crentes (...). Nós sentimos a misteriosa presença de Cristo», sublinhou.

O Papa acrescentou que «este período de graça terminará dentro de dias» e pediu aos fiéis para «recomeçarem com coragem a divulgar a mensagem de Cristo».