vida

Lamas do Tibete desejam paz ao Mundo

Cerca de cem lamas budistas oraram pela paz no Mundo no novo milénio. Uma cerimónia religiosa celebrada no Mosteiro de Jokhang, um dos principais de Lasha, capital do Tibete.

Cerca de cem lamas budistas entoaram canções e oraram pela paz no Mundo no novo milénio numa cerimónia religiosa celebrada no Mosteiro de Jokhang, um dos principais de Lasha, capital do Tibete, foi anunciado hoje.

«O primeiro dia do novo milénio tem significado muito especial para todos os cidadãos do mundo, esperamos que o nosso país e o resto da Humanidade tenham um bom início de ano, século e milénio», disse Nyima Cering, um dos lamas mais jovens do templo.

O Mosteiro de Jokhang foi construído há cerca de 1.300 anos e faz parte do Património Cultural da Humanidade.

No Tibete é permitida a prática budista sempre que não se ponha em causa a soberania da China sobre essa região dos Himalaias, que muitos consideram o «Tecto do Mundo».

O Dalai Lama (Rei Sol), líder espiritual do Tibete fugiu para o norte da Índia em 1959 após uma revolta popular contra a ocupação chinesa, que foi reprimida violentamente pelo Exército de Libertação Popular (ELP).