Economia

"Os impostos sobre os carros em Portugal são um exagero"

Reinaldo Rodrigues / Global Imagens

Os impostos sobre os automóveis em Portugal "são um exagero". Quem o diz é o administrador executivo da SIVA, representante da Volkswagen em Portugal.

Em entrevista ao programa A Vida do Dinheiro (da TSF e do Dinheiro Vivo), o administrador executivo da SIVA, Pedro de Almeida lembra que Portugal tem uma das maiores cargas fiscais da Europa sobre os automóveis.

Comprar carro implica pagar uma fatura pesada de impostos. O que devia ser feito para aumentar a competitividade no setor? Reforma fiscal?

Tenho de puxar a brasa à minha sardinha e acho que há um exagero. Se fizermos um ranking dos países da Europa onde se pagam mais impostos, Portugal deve ser o segundo ou terceiro. O setor automóvel tem um exagero de impostos em cima de si e isso é uma restrição ao crescimento do setor.

Onde é que mexeria de imediato?

No ISV [imposto sobre veículos automóveis]! O que se nota em Portugal é que o ISV tem duas componentes: uma de cilindrada e outra de emissões, que acho muito bem. A de cilindrada é pesada. Quando comparamos o peso dos impostos num carro de 3000 de cilindrada ou de 1000 de cilindrada, com o mesmo carro em Espanha, a diferença no de 3000 é muito maior. O peso dos impostos nos carros de maior cilindrada é que é exagerado.

Será para proteção ambiental?

Mais ou menos. Nos carros de 3000, face aos de 1000 de cilindrada, mais do que triplica o imposto, mas as emissões não são o triplo.