Donald Trump pode ter sido a melhor coisa que aconteceu ao ambiente. Quem o afirma é Geoffrey Lean, o mais antigo jornalista ambiental do mundo.
Geoffrey Lean foi, esta quinta-feira, convidado do GTM - Gaia Todo Um Mundo. Uma iniciativa que decorre, na zona histórica da cidade de Gaia, até ao próximo domingo.
As declarações de Trump irritaram o mundo e países a quem anteriormente era apontado o dedo, como é o caso da Índia ou da China, estão agora a tomar a liderança na temática das alterações climáticas.
O inglês tem ainda esperança que Trump reveja a sua posição até porque não é consensual dentro do seu próprio país, inclusive em Estados republicados.
O jornalista britânico, que considera que Portugal, na Europa, é líder no combate às alterações climáticas, afirma que as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, podem até ser positivas. Até para os países mais poluidores, a posição de Trump é difícil de aceitar.
"Penso que o senhor Trump foi a melhor coisa que aconteceu ao ambiente porque ele zangou toda a gente", afirma o especialista em ambiente. Esta é uma de muitas declarações do jornalista britânico que já ganhou o British Press Awards (o equivalente britânico dos Pulitzers), e que poderá ouvir na reportagem áudio.
Outros dos exemplos de que Trump está no caminho errado vem de dentro do seu próprio país. "Olhem para os Estados Unidos", pede Geoffrey Lean, e aponta Estados como a Califórnia (democrático), mas também o Texas (republicano) onde existe uma aposta nas energias limpas. Isto acontece porque "veem aqui um interesse económico".
No áudio pode ficar ainda a conhecer o que pensa Geoffrey Lean sobre a posição que a China está a tomar com esta reviravolta americana.
A própria Fox News, tida como conservadora assume uma posição anti Trump em relação às alterações climáticas. E isto mostra, a Geoffrey Lean, que ainda é possível continuar a lutar nesta batalha.