Arte

Toda a Cidade Ardia, no Teatro Aberto

créditos reservados

"Toda a Cidade Ardia" é um texto de Marta Dias inspirado na obra de Alice Vieira.

São poemas de Alice Vieira que servem como linhas a seguir no texto e encenação de Marta Dias, que há muito que perseguia esta ideia, levar ao teatro as palavras de Alice Vieira.

Mas ela não escreve só para crianças? Não, claro que não sabia Marta Dias. E estão agora em palco, os poemas, as palavras uma certa ideia de vida de Alice Vieira, embora Marta Dias afirme vincando bem essa ideia, não se trata de uma biografia da escritora. Há elementos de vida mas por exemplo não há nenhuma personagem que se chame Alice, tudo é inspirado em Alice Vieira.

Ana tem uma história, feita de muitas histórias, que atravessa a História. Ela vai levar-nos através da cidade cinzenta, da cidade em chamas, de revoluções e cantigas de embalar, pelo barulho das rotativas, pelo cheiro a tinta e pelas palavras escolhidas com cuidado.

Ela vai abrir todos os livros, dobrar as esquinas de todas as ruas e levar-nos pelo meio dos retratos desfocados do passado, pela alegria e pela serenidade dos dias em família, pela poeira do tempo que escorre, pelo silêncio da noite, vendo os ramos das árvores balouçarem e crescerem.

Todas as possibilidades para um mundo que já foi, mas que pode ser outro com esse empurrão de outras aventuras que foram acontecendo no mundo lá atrás no tempo enquanto toda a cidade ardia

"Toda a Cidade Ardia", está no Teatro Aberto, em Lisboa e fica de quarta a sábado às 9 e meia da noite e aos domingos às 4 da tarde ate 30 de julho.