Sociedade

Vieira do Minho contrata desempregados para prevenção e combate aos fogos

António Cotrim/Lusa

António Cardoso, presidente da câmara, disse que as brigadas atuarão em julho, agosto e setembro nas várias freguesias do concelho. "Em cada freguesia, teremos duas pessoas no terreno", informa.

O Município de Vieira do Minho vai investir até 30 mil euros em brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais, uma iniciativa que servirá também para "compor" o orçamento familiar dos desempregados, informou hoje o presidente da câmara.

António Cardoso disse à Lusa que as brigadas atuarão em julho, agosto e setembro nas várias freguesias do concelho. "Em cada freguesia, teremos duas pessoas no terreno", referiu.

Para o autarca, esta medida, além de constituir uma "preciosa ajuda" para prevenir e combater fogos florestais, tem ainda a vantagem de ocupar pessoas em situação de desemprego.

Indicados pelas juntas de freguesia, os participantes, além da remuneração pelo horário normal de trabalho, poderão ainda receber horas extras, referentes a eventual participação em combate a incêndios.

A principal missão das brigadas será vigilância e a prevenção, mas também poderão colaborar no combate aos incêndios que estejam numa fase inicial.

A medida, inteiramente financiada pelo município, arranca a 01 de julho e prolonga-se até final de setembro.

Lusa