vida

Acidente ferroviário fez 54 mortos

Pelo menos 54 pessoas morreram na colisão entre dois comboios de passageiros, ocorrida terça-feira, na ilha indonésia de Java, informou hoje o jornal «Jakarta Post».

Até esta manhã, as equipas de socorro retiraram trinta corpos dos destroços das duas composições, em que viajavam cerca de 2400 passageiros, e pelo menos 47 feridos estão internados em hospitais locais.

O acidente ocorreu cerca das 04:30 horas locais de terça-feira (21:30 de segunda-feira em Lisboa) a vinte quilómetros a sul da localidade de Brebes.

Uma das composições envolvidas no acidente dirigia-se para leste em direcção à cidade de Yogjakarta, enquanto a outra circulava para oeste com destino a Jacarta.

As causas da colisão são ainda desconhecidas, mas o ministro indonésio dos transportes, Agum Gumelar, disse terça-feira que aparentemente o maquinista de uma das composições passou um sinal vermelho por ter adormecido ao volante. «Estamos a investigar o caso», indicou.

Ambos os maquinistas sobreviveram ao acidente e foram internados no hospital de Brebes com ferimentos ligeiros.

Dois outros acidentes ferroviários ocorreram terça-feira na Indonésia, provocando três mortos e 45 feridos na província de Java Oriental.

Neste ano, pelo menos 170 pessoas morreram em treze acidentes ferroviários registados na Indonésia.