Saúde

Protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia mantém-se

Duarte Silva/Global Imagens

Movimento diz não ter conhecimento de que governo esteja disposto a pagar mais a estes profissionais, por isso o protesto vai continuar.

O movimento dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia disse esta quarta-feira que vai manter o protesto apesar do anúncio feito pelo Sindicato dos Enfermeiros.

Terça-feira, depois de uma reunião no Ministério da Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (do qual não faz parte o movimento dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia) adiantou que o governo está disposto a pagar mais a estes profissionais já a partir de 2018.

Nuno Reis, do movimento que representa os enfermeiros especialistas, diz desconhecer a disponibilidade do governo, pelo que o protesto vai manter-se.

Desde segunda-feira, que os enfermeiros especialistas se recusam a prestar cuidados específicos, nomeadamente, nos blocos de partos. Exigem voltar a ter uma carreira própria e pagamento de acordo com as funções especializadas que desempenham.

Contactado pela TSF, o Ministério da Saúde recusa fazer qualquer comentário. Ontem, o movimento dos enfermeiros especialistas dizia que a segurança dos cuidados às grávidas está a ser seriamente comprometida.