Política

"Há prejuízo na imagem externa mas Portugal é aliado em quem se pode confiar"

Tiago Petinga/Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros responde ao CDS admitindo que vai ser preciso reparar imagem de Portugal mas sublinhou que é "um país seguro e aliado de todas as horas".

"Evidentemente que há prejuízo na imagem externa de Portugal que é preciso reparar", admitiu Augusto Santos Silva, em resposta ao deputado do CDS Pedro Mota Soares, numa referência ao roubo de material militar em Tancos.

O responsável pela diplomacia portuguesa rejeitou, no entanto, como afirmou o CDS que a "imagem externa de Portugal seja negativa".

"A imagem de Portugal é de um país pacífico, um país seguro, um país em quem os aliados podem confiar, um aliado para todas as horas", sublinhou o ministro, invocando a recente morte de um militar português no Mali, onde estava destacado.

Ontem à noite, num evento do CDS, o antigo ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas considerou que a "a segurança é um valor absolutamente determinante para a competitividade de Portugal e tem de ser seguida com a maior e mais rigorosa atenção".