Desporto

Quando um craque encosta o carro e dá uns toques na bola com os miúdos

Reuters

Chegou aos sete anos a Old Trafford e fez lá a formação toda. Hoje é internacional inglês e esteve em 42 jogos com Mourinho. Mas o extremo não esquece o básico: o que é ser adepto e gostar de alguém.

Era uma vez um inglês estacionado num bar do Bairro Alto, em Lisboa, a virar canecas como o Vinnie Jones virava colegas de profissão. Estava sozinho. Lá desabafou que o avião para Manchester havia sido cancelado e que teve de ficar mais uma noite. Estávamos no verão de 2016, por isso Guardiola acabara de aterrar naquela cidade para treinar um clube importante. Fez-se então a pergunta que se impunha ao inglês: era Manchester United ou Manchester City? Era vermelho, como a face. E cheio de esperanças em Mourinho.

Este inglês era carteiro e trabalhava com o pai de Jesse Lingard. "São boa gente", dizia. O rapaz que nasceu em Warrington, a menos de meia hora de Manchester, chegou ao United aos sete anos. Rejeitou o Liverpool, pois o coração morava em Old Trafford. Alguns anos depois, estreou-se na primeira equipa e agora é uma opção muito válida para José Mourinho (42 presenças, cinco golos).

O estilo é a vertigem. Velocidade, drible, em busca da sedutora linha de fundo. Os pequenos gostam disso, qualquer adepto gosta disso. Esta história é sobre um vídeo que está a galgar as entranhas do Twitter. Lingard parou o carro junto de uns miúdos que ficaram completamente histéricos. Gritaram, meteram a mão na cara, apresentaram-se para o telefone de um amigo do jogador do United, dizendo ainda "e este é Jesse Lingard". O rapaz tinha genica.

O internacional inglês de 24 anos, que tem uma ligação especial com Paul Pogba, com quem já executou e repetiu o famoso dab, chegou a sair do carro para dar uns toques na bola com os rapazes e oferecer-lhes uma história para toda a vida.

O Instagram de Jesse Lingard tem muitas fotografias de quando era miúdo... e já vestia a camisola do Manchester United. Pegando na bengala de tanta gente deste desporto: o futebol é isto.