Política

PSD convoca Governo a explicar cativações amanhã no Parlamento

António Cotrim/Lusa

Luís Montenegro denuncia "falta de transparência" e diz que Governo é "mais manhoso" na gestão orçamental, depois das críticas feitas ao anterior executivo de sucessivos orçamentos retificativos.

Está marcado para amanhã o debate de atualidade em que o PSD quer esclarecer "tudo aquilo que foram cortes efetivos na despesa, nomeadamente nas despesas de funcionamento".

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro acusa o ministro das Finanças de não ter dado respostas concretas, ontem na Comissão de Orçamento e denuncia a "a falta de transparência nos cortes de despesa dos serviços públicos".

"Há aqui uma falta de transparência que não pode continuar", disse Luís Montenegro aos jornalistas depois da reunião do grupo parlamentar do PSD.

"Este Governo é mais manhoso, ou é manhoso, porque em vez de dizer o que está fazer para alcançar as metas, não diz", denunciou o líder parlamentar social-democrata, desafiando o Governo a dizer, amanhã, no Parlamento, "onde cortou com um prejuízo evidente nos serviços públicos a vários níveis".

O Luís Montenegro adiantou ainda que o PSD vai avançar com um diploma para que seja rapidamente aplicado um mecanismo de pagamento de indemnizações às populações afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande, como aconteceu noutros casos.

No último debate quinzenal, confrontado com essa proposta por Pedro Passos Coelho, o Primeiro-Ministro admitiu uma solução do tipo que foi utilizada no caso da queda da ponte de Entre-os -Rios, caso venha a confirmar-se a responsabilidade do Estado, no incêndio de Pedrógão Grande.