Em Alijó, o fogo está praticamente todo dominado. Em Mangualde a evolução no combate às chamas é favorável. No distrito da Guarda, o cenário é mais grave.
O ponto de situação dos principais incêndios em Portugal foi feito ao início da tarde desta terça-feira pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Em declarações à TSF, Patrícia Gaspar, Adjunta de Operações Nacional, refere que são são os fogos que estão a concentrar as atenções das autoridades.
A situação no distrito da Guarda é a que envolve mais meios e que continua por controlar. Nos dois incêndios, um em Rochoso e Monte Margarida, outro em Murça, "estão ainda a ser combatidos ao longo de todo o perímetro".
A linha ferroviária da Beira Alta, que estava interrompida desde o final da manhã, já foi entretanto reaberta, segundo adiantou Patrícia Gaspar, que referiu não haver "por agora qualquer constrangimento ao nível da circulação".
Em Alijó, Vila Real, "regista-se uma evolução bastante favorável. Grande parte do perímetro deste incêndio está em trabalhos de consolidação".
No distrito de Viseu, o incêndio em Mangualde também regista "uma evolução favorável, mas os trabalhos mantêm-se em curso porque há reativações pontuais em alguns pontos mais quentes".