A sessão desta quarta-feira do Parlamento Europeu vai ter como tema central o acidente com o «Prestige». O Conselho de Ministros e a Comissão Europeia deverão decidir medidas destinadas a minorar os efeitos do desastre.
O acidente do petroleiro «Prestige» e os consequentes desestres ecológicos que se seguiram dominam a sessão de hoje do Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, França.
O Conselho de Ministros dos, ainda, Quinze e a Comissão Europeia vão analisar medidas destinadas a minorar os efeitos do desastre e debater a questão da segurança no mar, relativamente à qual foi aprovada recentemente pelo Conselho de Ambiente um pacote de medidas para reduzir as possibilidades de novos acidentes com graves consequências ecológicas.
O acidente com o «Prestige» deu-se há cerca de um mês, dando origem a uma maré negra que já atingiu dezenas de quilómetros do litoral da Galiza e que tem ameaçado afectar as costas de Portugal e França.
O próprio navio, que se partiu em dois antes de se afundar a cerca de 3.500 metros de profundidade, continua a libertar fuelóleo através das várias fissuras existentes na sua estrutura.