vida

«NESTOR C» chega hoje a Sines

O navio «Nestor C» chega esta manhã a Sines para iniciar a sua reparação. Está a ser rebocado em condições «estáveis», sem «sinais de derrame ou problemas de poluição», segundo informações da Marinha portugesa .

A chegada prevista do cargueiro «Nestor C» a Sines mantém-se para as 10:30 de sábado, estando o reboque da embarcação ser realizado em condições «estáveis», sem «sinais de derrame ou problemas de poluição», informou fonte da Marinha Portuguesa.

O navio, que sofreu, quarta-feira, um rombo no casco, e transporta cerca de 30 mil toneladas de fosfato de amónio, continua a ser rebocado a uma velocidade de três nós (três milhas por hora) para o porto de Sines, onde será reparado.

A acompanhar a operação de reboque do «Nestor C» está a fragata portuguesa Sacadura Cabral, e a sua chegada deve fazer-se na hora prevista já que o mar está calmo e estável, acrescentou a fonte.

A Marinha e a Força Aérea deverão acompanhar a entrada da embarcação no porto de Sines, um dos poucos portos europeus de águas profundas, construído na década de 70 devido à tendência mundial de utilização de barcos de grande porte.

As inspecções realizadas pela Marinha Portuguesa ao «Nestor C» confirmaram que o navio se encontrava em condições mínimas de segurança, para atracar num porto nacional.

Foi verificado, ainda, que o barco não derramou qualquer carga para o mar, assim como não está a deixar qualquer vestígio de poluição.

Entretanto, o ministro da Defesa, Paulo Portas, elogiou, sábado, o comportamento das Forças Armadas no caso do «Nestor C», considerando que «deram uma lição na Europa de como se resolvem problemas deste tipo».

Falando da poluição do navio «Prestige», Paulo Portas declarou que «as Forças Armadas prestaram um serviço extraordinário ao interesse de Portugal quando informaram detalhadamente o Governo e cumpriram exemplarmente as suas missões para nos proteger».