vida

Ministro satisfeito com Força Aérea e Marinha

O ministro da Defesa felicitou a Força Aérea e a Marinha pela «competência e determinação» com que actuaram no acompanhamento, inspecção e acostagem do «Nestor C». O navio está agora no Porto de Sines para ser inspeccionado.

O ministro da Defesa, Paulo Portas, felicitou, sábado, a Força Aérea e a Marinha pela «competência e determinação» com que conduziram a «operação Nestor C».

Estes dois ramos das Forças Armadas estiveram envolvidos no acompanhamento, inspecção e acostagem do navio «Nestor C» no Porto de Sines.

Paulo Portas sublinhou que foram cumpridos os dois objectivos fundamentais da operação: evitar um acidente e obrigar à reparação do navio.

A bordo do «Nestor C» estão mais de 30 mil toneladas de fosfato de amónio, que as autoridades portuguesas garantem não ser um produto perigoso.

O navio está incluído na «lista negra» elaborada por Bruxelas e tem um rombo no casco a necessitar de reparação.

Depois de inspeccionado, será decidido se o rombo que provocou o alagamento na casa das máquinas é controlado ou se a carga é transferida e depois se reencaminha o «Nestor C» para reparação num estaleiro.

Inicialmente o cargueiro seria rebocado para Lisboa, mas acabou por ser levado para Sines, já que este é um dos poucos portos europeus com águas profundas.