vida

Ceia de Natal com abrigo

A instituição de solidariedade «Coração da Cidade» espera mil pessoas para a Ceia de Natal gigante que acontece, esta terça-feira à noite, no pavilhão de treinos do Estádio das Antas.

O bacalhau, as batatas, as rabanadas, o bolo rei, as prendas e tudo o que é tradicional nesta quadra. Mais uma vez se repete o ritual do «Coração da Cidade»: dar uma ceia especial aos que não tiveram uma vida fácil.

«Aparecem pessoas que não têm casa, muitos imigrantes de Leste e também pessoas que por motivos económicos não têm possibilidade de ter uma ceia de Natal», explica La Salete Santos, presidente da instituição. Há ainda pessoas que têm dinheiro «mas que nos procuram porque estão sozinhas», acrescenta.

Ao todo vão ser cerca de mil pessoas aconchegadas no pavilhão de treinos do Estádio das Antas. A colaboração do FCP tem sido indispensável. «muita gente do FCP apoia não financeiramente mas com boa vontade, com contactos, etc», explica La Salete Santos.

Mais complicadas são as relações com a Câmara Municipal do Porto. «Ninguém da Câmara vem ter connosco, não nos recebem não nos ouvem», lamenta.

Com mais ou menos apoios, o certo é que esta noite o bacalhau e as batatas não vão faltar à mesa dos mais desfavorecidos, embora os doces sejam menos abundantes.

«Este ano temos falta de bolo rei, não temos pão de ló, por isso apelámos às pessoas que contribuíssem, por exemplo, com rabanadas», disse a responsável do «Coração da Cidade».