vida

Violência sexual sobre crianças no discurso de D. José Policarpo

O Cardeal Patriarca de Lisboa aproveitou a Missa do Galo para falar sobre a violência sexual sobre crianças. A mensagem de Natal de D. José Policarpo lançou uma pergunta à sociedade portuguesa: «O que fizemos dos nossos ideais?».

D. José Policarpo considera que quando a violência sob as crianças «atinge as expressões dramáticas trazidas a público nas últimas semanas, temos de nos interrogar como povo que somos, o que fizemos dos nossos ideais».

A mensagem de Natal de D. José Policarpo, proferida na Missa do Galo, remete para o escândalo de pedofilia que atingiu a Casa Pia, assim como para dados divulgados por especialistas segundo os quais a «maioria dos casos de violência sexual sobre crianças acontece no seio da família, perpetrados por familiares».

O cardeal patriarca de Lisboa criticou, ainda, a actuação dos meios de comunicação social, considerando que «na ânsia de chegar primeiro à notícia, se precipitam na denúncia», ganhando a «dimensão correspondente ao poder e à força».

Na homilia, D. José Policarpo, reconheceu que um dos «males maiores» presentes na sociedade actual são as «denúncias fáceis e as ofensas ao bom nome».

Pobreza, ganância, desejo de prazer, riqueza, domínio e poder, corrupção, fuga às orientações sociais e o «desfrutar do trabalho de pobres e desprotegidos», são outros dos «males maiores».