vida

Bolas da nafta mancham praias

Seis dezenas e meia de homens começaram, hoje, a remover pequenas bolas de nafta que deram à costa nas praias da região. «As operações de limpeza deverão estar concluídas até ao final do dia de hoje».

Às primeiras horas deste sábado, 65 homens da Câmara Municipal de Setubal, da Associação de Produtores Florestais e dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Setúbal deram início aos trabalhos de remoção de pequenas bolas de nafta que deram à costa nas praias de Albarquel, Figueirinha e Galapos, Galapinhos, Coelhos e Portinho da Arrábida.

Segundo o responsável pela Protecção Civil da Câmara de Setúbal, José Luís Bucho, «as operações de limpeza deverão estar concluídas até ao final do dia de hoje, ou, na pior das hipóteses, durante o próximo domingo».

«Temos encontrado muitas bolas de nafta, entre os cinco e os vinte centímetros, que poderão ser provenientes de algum navio que passou ao largo da costa portuguesa há alguns dias», admitiu José Luís Bucho, acrescentando que não dispõe de elementos concretos que permitam avaliar a origem da poluição.

José Luís Bucho garantiu, no entanto, que a poluição detectada na sexta-feira à tarde não constitui nenhum perigo para a saúde pública e para o ambiente, dado que as bolas de nafta já não apresentam qualquer toxicidade.

A autarquia disponibilizou, também, uma retroescavadora e alguns camiões que vão assegurar o transporte dos resíduos para um local a designar pelo Ministério do Ambiente.

«Esperamos que o Parque Natural da Arrábida, que depende do Ministério do Ambiente, nos indique ainda hoje um local provisório para depositarmos os resíduos», disse José Luís Bucho.

Caso não seja indicado nenhum local provisório, o responsável pela Protecção Civil na Câmara de Setúbal diz que a «nafta recolhida nas praias da região ficará em cima dos camiões até à próxima segunda-feira, dia em que o Ministério do Ambiente deverá indicar o destino final dos resíduos».