vida

Comissão de Utentes entrega reivindicações ao Governo

A comissão de utentes da CREL vai entregar um caderno de reivindicações ao Ministério das Obras Públicas. A comissão, que está contra a reintrodução de portagens naquela via, sublinha a falta de alternativas e mostra-se disposta a um consenso.

A comissão de utentes da Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL) vai entregar, esta segunda-feira, um caderno de reivindicações ao Ministério das Obras Públicas, que inclui propostas para melhorar as acessibilidades.

Carlos Braga, da comissão, sublinhou a necessidade de se chegar a um consenso com o Governo e disse que «não será apresentado prazo nenhum, não há esse objectivo».

«Mas vamos fazer sentir que as obras são importantes de concretizar e que estaremos disponíveis para, em conjunto com o próprio Governo, vermos quais são as melhores soluções», afirmou o responsável.

Dependendo da resposta obtida do Ministério, a comissão vai então decidir qual a reacção, mas há já novas formas de luta marcadas para sexta e segunda-feira, com o pagamento das portagens com notas de cem euros, com uma marcha lenta e com um «buzinão» de protesto, tanto para a CREL como para o IC 19.

Oposição quer explicações sobre SIS

Entretanto, o PS e o PCP fizeram saber que pretendem explicações sobre as alegadas investigações do SIS sobre os movimentos de protesto contra a o regresso das portagens à CREL. O «Expresso» adiantava que o executivo tinha colocado agentes dos serviços secretos em campo, e que a PSP e GNR estariam de prevenção.

Assim, o deputado comunista António Filipe vai entregar na Assembleia da República, esta segunda-feira, um requerimento onde questiona o Governo sobre as investigações.

O ministro da Administração Interna, Valente de Oliveira, reafirmou que todas as actividades do SIS e das forças de segurança respeitam a lei.