Portugal vai receber 2003 com música e fogo de artifício. De norte a sul do país há espectáculos marcados para receber o Ano Novo em grande festa.
Lisboa
Lisboa convida a passar o ano num espectáculo no Parque das Nações, organizado pela Câmara e pela Parque Expo. Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais e os Orishas são as estrelas desta noite. A entrada é livre e não faltará o tradicional fogo de artifício à meia-noite para saudar a chegada de 2003.
João Pedro Pais começa a actuar terça-feira às 22:00, realizando o seu primeiro grande concerto na capital, culminando um ano em que fez quase 40 espectáculos pelo país. A actuação de Pedro Abrunhosa está marcada para as 23:00 e promete um espectáculo em estreia absoluta, após o lançamento do seu mais recente trabalho: «Momentos».
Segue-se o fogo de artifício, a lançar de barcaças no Rio Tejo e às 00:30 começa a actuar a banda de hip-hop Orishas, constituída por músicos de origem cubana, a viver em França, e que em Portugal já conquistaram um disco de prata com o último álbum.
Nas Docas vão estar as bandas portuguesas Da Weasel e Blasted Mechamism.
Almada
A Câmara Municipal organiza a festa de final do ano no Parque da Paz, onde além do habitual fogo de artifício haverá um espectáculo musical e multimedia, que tem início às 21:00. A organização promete música para todos os gostos ao longo da noite, a cargo dos DJ´s Grandmaster Tom, Boom Bass Boy e Miguel Meskita.
Albufeira
As espanholas Las Ketchup são a grande atracção da festa em Albufeira. É na Praia dos Pescadores, numa festa promovida pela autarquia, que integra também um festival de fogo de artifício e a actuação do grupo brasileiro As Meninas.
O fogo de artifício, que vai marcar a entrada do Ano Novo, conta com três rampas de lançamento ao longo da baía de Albufeira e pretende envolver a cidade num espectáculo de luz e cor.
Porto
É o relógio da câmara que vai dar ordem ao fogo de artifício na cidade Invicta. O fogo de artifício será «envolto num espectáculo piro-musical para receber o novo ano com pompa e circunstância», informa a autarquia portuense.
Antes do fogo de artifício, o último dia de 2002 vai «aquecer» ao som do grupo cubano de músicos e bailarinos Los Crazy de la Salsa, que levam à Praça da Liberdade ritmos exóticos e tropicais.
Coimbra
Animação de rua, fogo de artifício e um espectáculo multimédia é a aposta da Câmara Municipal de Coimbra para dar as boas vindas ao ano de 2003, numa festa que terá lugar na Praça de República.
A organização da festa promete «um espectáculo de grande impacto visual, inédito na cidade, a fazer despertar todos os sentidos».
A animação começa no último dia do ano, cerca das 23:30, com a presença de malabaristas, mimos e cuspidores de fogo, estando previsto para a meia noite um espectáculo de fogo de artifício que dará as boas vindas a 2003.
Um dos pontos altos da festa tem lugar cerca da 01:00 de 01 de Janeiro: um espectáculo multimédia, de som e luz, a cargo das mesmas empresas responsáveis pelo Aquamatrix (Expo'98). Pela 01:30 entra em cena o DJ Mike Morales, para pôr os foliões a dançar pela madrugada fora.
Figueira da Foz
As festividades da passagem de ano voltam a decorrer na Avenida 25 de Abril, junto à praia, com um cartaz em que se destaca a presença de Fafá de Belém. A cantora brasileira sobe ao palco, montado no topo norte da avenida, pelas 22:00 de terça-feira, estando o final do concerto previsto para as 00:00 de 01 de Janeiro, quando se iniciará um espectáculo «piro-musical» que terá por base o areal da praia da Figueira da Foz.
A festa segue pela noite dentro com a presença da Academia de Estrelas e dos brasileiros Axé Brasil.
Açores
Para os Açores, o cenário é de ventos fortes, com rajadas até 110 quilómetros por hora, e chuva nas nove ilhas do arquipélago. Contudo, as principais cidades açorianas têm preparadas festas de passagem de ano, actuando em Ponta Delgada, num espectáculo ao ar livre, a cantora brasileira Elba Ramalho.
Em Angra do Heroísmo, a autarquia montou uma tenda com capacidade para cerca de 12.000 pessoas, assinalando a entrada em 2003 com música e fogo de artíficio, mas viu-se obrigada a transferir a festa para o Pavilhão Municipal por questões de segurança.
O programa dos festejos municipais, animados pelo grupo brasileiro Chiquinho de Assis e a sua Banda, inclui distribuição gratuita de espumante e caldo verde.
Madeira
A grande atracção da noite de fim-de-ano é o espectáculo pirotécnico que assinala a entrada de 2003, com 43 postos de fogo distribuídos pelo anfiteatro da cidade do Funchal, oito dos quais a partir do mar.