A seleção nacional feminina joga, esta quinta-feira, contra a Inglaterra. Na equipa britânica há uma lusodescendente que até foi convidada para jogar por Portugal, mas as inglesas anteciparam-se.
Lúcia Bronze, ou Lucy, como é conhecida entre as companheiras de equipa, é filha de pai português e de mãe inglesa. Foi por "terras de sua majestade" que começou a dar os primeiros pontapés na bola. Aos 16 anos despertou o interesse de Mónica Jorge, a selecionadora portuguesa naquela época.
"Era normal recebermos o feedback de algumas jogadoras lusodescendentes e foi por acaso que descobrimos a Lúcia. Depois de vermos alguns vídeos dela a jogar pelo clube, entrámos em contacto com a Lúcia para sabermos se estava interessada em fazer testes na seleção nacional. Tivemos um pouco de azar porque nessa mesma semana a Lúcia foi convidada pela seleção inglesa", confessou a Diretora da FPF para o Futebol Feminino.
Lúcia Bronze joga atualmente no Manchester City, tem 25 anos, e, ao serviço da seleção, já apontou cinco golos. Para Mónica Jorge, a lusodescendente, poderá ser uma das principais armas das britânicas.
Inglaterra é neste momento a número 5 do ranking da FIFA, muito acima de Portugal que ocupa o lugar 38.
O jogo entre portuguesas e inglesas está marcado para esta quinta-feira, às 19h45. Inglaterra lidera o grupo D com duas vitórias em dois jogos. Portugal ocupa o terceiro lugar com 3 pontos, os mesmos da Espanha.