Economia

Trabalhadores e Autoeuropa chegam a princípio de acordo sobre horários

Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

A administração da fábrica da Volkswagen, para viabilizar a produção do modelo T-Rock, tinha proposto seis dias de trabalho semanal, sem que o pagamento de sábado fosse considerado extraordinário.

A administração e a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa já chegaram a um pré-acordo sobre os horários de trabalho por turnos devido ao aumento de produção da fábrica de Palmela, revelou à agência Lusa fonte da empresa.

Segundo a mesma fonte, os termos do pré-acordo deverão ser divulgados ainda esta quinta-feira em comunicado pela administração da Autoeuropa.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITESUL) anunciou quarta-feira que os trabalhadores da empresa mantinham o pré-aviso de greve para o dia 30 de agosto, após o adiamento de uma reunião que tinha sido agendada com a administração da empresa.

Fonte da Autoeuropa garantiu, no entanto, que apesar do adiamento da reunião com os sindicatos, a administração nunca interrompeu o diálogo com a Comissão de Trabalhadores, que culminou com o pré-acordo que deverá ser anunciado ainda esta quinta-feira.

Os trabalhadores da Autoeuropa contestavam os horários por turnos que lhe estavam a ser propostos, devido ao início de produção de um novo veículo na fábrica de Palmela.