Cultura

"Pequena Pompeia" descoberta no sul de França

Robert Pratta/Reuters

Arqueólogos franceses anunciaram a descoberta de um antigo bairro romano nos arredores da cidade de Vienne. As cinzas mantiveram as ruínas bem preservadas e as escavações prolongam-se até dezembro.

Os arqueólogos estão entusiasmados. "É provavelmente a investigação mais excecional de um local romano em 40 ou 50 anos", disse Benjamin Clement, diretor da equipa que está a trabalhar em Vienne, onde foram encontradas as ruínas.

Os arqueólogos descrevem o local como "pequena Pompeia". O bairro, que data do século I D.C, foi habitado pelos romanos que depois abandonaram o local devido a vários incêndios, tem uma área de quase sete mil metros quadrados, e estão a ser encontrados muitos objetos em bom estado de conservação.

A explicação é simples: "os incêndios permitiram manter todos os elementos no lugar durante a fuga dos habitantes, transformando esse espaço numa verdadeira pequena Pompeia", explicou Benjamin Clement.

Entre as descobertas estão um piso de azulejos que representa uma procissão de Ménades - ninfas seguidoras do deus do Vinho, conhecido como Dionísio ou Baco, e de sátiros -, um mosaico com o retrato de Tália, musa da Comédia da mitologia grega, e uma fonte decorada com uma estátua de Hércules, construída numa área que os arqueólogos acreditam ter sido uma escola de Filosofia.

As escavações começaram em abril e deviam acabar em setembro. No entanto, o Governo francês prolongou o período até dezembro para que haja mais tempo para possíveis novas descobertas.