vida

Portugal tem a percentagem mais baixa de licenciados

Um estudo da Fundação Europeia de Formação, que é divulgado esta terça-feira pelo «Diário Económico», mostra que apenas noves por cento dos portugueses tem um curso superior, sendo este o número mais baixo da UE.

Apenas nove em cada cem alunos portugueses têm um curso superior. Esta é a média mais baixa da UE e a penúltima de todos os países que se preparam para entrar na União. Apenas Malta tem um número de licenciados ligeiramente inferior (sete por cento) ao de Portugal.

De resto, todos os outros têm médias muito superiores. A Estónia é o que tem o maior número de licenciados, quase 30 por cento da população tem um curso superior concluído, ou seja, mais do triplo dos valores que tem Portugal.

Chipre, Letónia ou mesmo a Bulgária têm o dobro de Portugal, com valores entre os 26,8 e os 21,3 por cento, e a própria República Checa que tem também mais do dobro da média nacional, ou seja, 26,8 por cento.

Estes números empurram Portugal para o fim da tabela, mas não só quanto ao número de licenciados. O estudo da Fundação Europeia de Formação confirma que Portugal é o país da União Europeia com maior taxa de abandono escolar, mantendo esta posição no que refere à futura Europa alargada.

Em declarações ao «Diário Económico», a ministra da Ciência e Ensino Superior, Maria Graça Carvalho, não se mostrou surpreendida com os valores deste relatório, dizendo que o diagnóstico está feito.

Redação