vida

Galiza grita «nunca mais!»

No dia em que se assinalou um ano sobre a maré negra na costa da Galiza, centenas de pessoas reuniram-se em Vigo, à semelhança de outras cidades galegas, para gritar «nunca mais!» e renovar críticas ao governo espanhol.

Vigo foi uma das cidades galegas onde a população respondeu ao apelo da plataforma «Nunca Mais!» e se reuniu para assinalar o início do «pesadelo» causado pelo petroleiro Prestige.

A chuva forte não demoveu as cerca de 500 a 600 pessoas que quiseram assinalar um ano de maré negra.

«Nunca Mais!» uma maré negra na Galiza foi o grito repetido durante uma hora pelos presentes, na sua maioria voluntários que trabalharam durante muitos meses na limpeza das praias galegas.

Uma voluntária que ainda hoje, aos fins-de-semana, aproveita as folgas do trabalho para participar na limpeza das rochas, disse à TSF que «o governo limpou por cima mas, remexendo, o fuelóleo está debaixo da areia e das rochas».

«Depois de 365 dias continuamos na mesma. O governo não nos escutou, não olhou para nós. Por aquilo que disse, o melhor mesmo é que não diga nada, que fique calado», acrescentou num misto de revolta e indignação.

A maré negra afectou mais de 150 quilómetros de litoral, cerca de 800 praias ficaram contaminadas, assim como aves e espécies marinhas.

Redação