vida

Escola evacuada devido a suspeita de fuga de gás

A Escola Básica Integrada Jardim de Infância no Monte da Caparica, frequentada por cerca de 400 crianças, foi evacuada devido a um forte cheiro a gás, cuja origem ainda é desconhecida, segundo fonte dos bombeiros da Trafaria.

«Foi uma fuga de gás idêntica à que aconteceu no início do mês em Riachos», referiu a mesma fonte, recordando o encerramento das três escolas da localidade do concelho de Torres Novas no início do mês devido a um cheiro a gás que levou ao hospital 15 crianças com sintomas de intoxicação.

O alerta foi dado por volta das 09:30 quando se começou a sentir um forte cheiro nas salas de aula e a escola, localizada no concelho de Almada, foi evacuada às 10:15, altura em que começaram as investigações para apurar a origem da fuga de gás.

Conceição Gaspar, do conselho executivo da escola, adiantou à Lusa, citando técnicos da Protecção Civil, que o cheiro pode ser de gases que andam na atmosfera e também devido à escola se situar junto ao Tejo.

De acordo com os bombeiros, junto à escola situam-se os depósitos da petrolífera Shell, que fazem descargas de gás e pode ser uma das causas do cheiro intenso que se faz sentir na escola e num raio de 500 metros.

A evacuação decorreu «sem problemas» e as crianças estão calmas, salientou a fonte, informando que muitas mães já foram buscar os filhos à escola, situada na rua Miradouro Alfazino, no Monte da Caparica.

No local estão elementos da GNR da Trafaria, cinco viaturas de bombeiros com 12 homens, elementos da Protecção Civil, da Sepgás e o vereador Henrique Carreira.

Redação