A propósito do Dia do Não Fumador, comemorado na segunda-feira, o Conselho de Prevenção do Tabagismo divulgou estatísticas que mostram que o consumo de tabaco diminuiu em Portugal, mas aumentou o número de mulheres fumdoras.
Actualmente, Portugal é o país da União Europeia com menos fumadores e na última. Ao longo da última década diminuiu o consumo de tabaco, apesar de ter aumentado o número de mulheres fumadoras.
As estatísticas divulgadas referem que 16,6 por cento dos portugueses fumam e que destes, 23,3 por cento entre os homens e 10,6 por entre as mulheres. Os valores apurados pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de São João do Porto dizem ainda que há uma tendência para uma redução do consumo de tabaco em Portugal.
A percentagem de mulheres fumadoras em 1987 era de cinco por cento, tendo subido para 6,5 por cento em 1996 e para 7,9 por cento em 1999. o estudo efectuado revela agora que há mais de dez por cento de mulheres fumadoras em Portugal.
Por outro lado, aumentou também o número de ex-fumadores, estimando-se que sejam cerca de 17,2 por cento os ex-fumadores portugueses. Houve ainda uma maioria de inquiridos, 88,4 por cento, que disse pensava ou já tinha pensado em deixar de fumar.
O relatório do Director Geral e Alto-Comissário da Saúde de Março de 2002 indicava já que «em 2001, assistiu-se, pela primeira vez em muitos anos, a uma redução do número de cigarros vendidos no país». O relatório sublinha que o aumento de preços terá sido a principal causa da redução do consumo, sobretudo nos jovens e grupos sociais mais desfavorecidos.
DGS revela ingredientes dos cigarros
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) revela ainda que os fumadores portugueses já não podem alegar o desconhecimento da composição do tabaco, já que a DGS está a disponibilizar os ingredientes dos cigarros através da internet, mostrando assim o que cada fumador consome e cumprindo as directivas comunitárias nesse sentido.
Com contra-ordenações puníveis com coimas entre os mil e os 44 mil euros, as directivas determinam que a partir de 1 de Janeiro de 2004 os cigarros comercializados em Portugal não podem ter teores de alcatrão superiores a 10 miligramas por cigarro, tal como para a nicotina e monóxido de carbono.