Uma menina de dez anos morreu vítima de meningite, nos Açores, no sábado. A delegada de saúde de Ponta Delgada, Rosa Lafayete, confirmou um caso de meningite meningocócica e disse que já estão a ser tomadas medidas preventivas.
A criança frequentava uma escola primária no Carvão, Ponta Delgada e faleceu no sábado. Rosa Lafayete explicou à Lusa que estão a ser tomadas medidas preventivas junto das crianças que estiveram em contacto com a vítima da doença nos últimos dias.
A direcção da área escolar «já contactou» a maioria dos pais com crianças na escola da localidade do Carvão, que estão a receber prescrição de medicamentos profilácticos para os casos de meningite, depois de dezenas de pais se terem deslocado à escola para receberem a prescrição médica necessária. Rosa Lafayete explicou ainda que o agregado familiar da criança foi também sujeito às medidas de precaução.
A escola do Carvão deverá abrir na segunda-feira, apesar de se prever uma «actividade lectiva reduzida», já que será necessário implementar algumas medidas de prevenção na unidade escolar.